Cadastro de produtos
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Neste tutorial, vamos falar sobre como cadastrar produtos em sua loja virtual na iSET!
1- Para cadastrar produtos na sua loja, acesse a página inicial do seu painel de controle, após isso clique em Cadastros >> Produtos >> Gerenciar Produtos.
2- Na página Gerenciar produtos, você terá as seguintes opções:
Registros selecionados: todos os produtos têm a opção “Marcar” que permite que você realize em massa as ações ao lado.
Remover registros: use para excluir os produtos que foram marcados.
Linkar registros: use para incluir em massa produtos nas categorias e/ou subcategorias.
Mover registros: use para mover os produtos em outras categorias e/ou subcategorias.
Editar registros: use para editar os produtos selecionados na ferramenta de alteração em massa.
Cadastrar promoção: use para promoção utilizando os produtos selecionados.
Este é um recurso visual que será utilizado na exibição dos produtos: lista ou abas.
1- Através desta área você poderá filtrar os produtos de uma categoria e/ou subcategoria.
Ao lado de cada categoria tem um sinal de menos e mais, para que você possa abrir e fechar a listagem das categorias para visualizar.
Passando com o mouse em cima das categorias você verá a opção de filtrar apenas os produtos da categoria e/ou subcategoria.
Você pode buscar facilmente produtos através desse recurso.
Na listagem dos produtos você verá um resumo do produto cadastrado, com algumas ações informações. São elas:
Ícone de lápis: use essa opção para editar o produto.
Ícone lixeira: use essa opção para excluir o produto.
Ícone pasta de linkagem: use essa opção para linkar o produto em uma categoria e/ou subcategoria.
Lupa: use essa opção para abrir a página do produto no catálogo da loja virtual.
Ícone caixas: use essa opção para duplicar o produto.
Marcar: essa opção serve para marcar o produto para executar uma das ações da “Registros selecionados”, explicado anteriormente.
Código #: este é o código do cadastro do produto. Você pode encontrar produtos usando este código.
Destaques: ficará com check verde se o produto estiver marcado como destaque.
Frete grátis: ficará com check verde se o produto tiver frete grátis.
Estoque: exibe a quantidade em estoque do produto.
Preço: exibe o valor definido para o produto.
Status: o círculo em verde significa que o produto está ativo, e o círculo em vermelho significa que o produto está desativado.
1- Na página Gerenciar Produtos, clique em +Novo Produto no canto superior da barra de opções da página.
2- Na página Novo produto, você terá várias abas para preencher com informações do seu produto. Serão elas:
Detalhes;
Descrição;
Images/Videos;
Entrega/Pagamento;
Relacionados;
Estoque;
Atributos;
Campos adicionais;
Regras;
Outros detalhes.
1- Status do produto: o status do produto é responsável por ativar ou desativar o item em sua loja virtual, basta marcar esta opção para ativar seu produto.
1- Tipo de produto: neste ícone é possível escolher qual o tipo do seu produto, se é um produto físico, combo/kit, download ou digital.
Clique aqui para acessar o tutorial de como cadastrar um produto do tipo Combo/kit;
Clique aqui para acessar o tutorial de como cadastrar um produto do tipo Download;
Clique aqui para acessar o tutorial de como cadastrar um produto do tipo Digital.
Conforme o Tipo de produto que for selecionado, as abas de atributos, estoque e campos adicionais serão substituídas pela opção referente a cada Tipo de produto.
1- Nome do produto: nesse campo é possível preencher com o nome do produto.
1- Código (SKU): você pode definir um número de referência para controle interno.
1- Categoria/Fabricante/Modelo: com as categorias criadas (primeira lição deste curso) você irá selecionar em qual categoria / subcategoria o produto será exibido.
Para selecionar a categoria basta assinalar a caixa de seleção. Lembre-se que a organização dos produtos nas categorias irá facilitar a navegação do seu cliente.
Clique aqui para acessar nosso tutorial sobre Como Cadastrar categorias.
1- Fabricante/Fornecedor: defina aqui o seu fornecedor do produto em questão.
1- Modelo / Marca: defina aqui o modelo do produto em questão.
1- Preço de venda: defina aqui o valor do produto. Caso não defina um preço para o produto, será exibido no mesmo a opção Consulte-nos.
1- Preço de custo: defina aqui o valor de custo do produto.
1- Permitir que o cliente compre esse produto: marque essa opção para permitir que o cliente compre o produto.
Caso não seja permitido, o sistema irá redirecionar o cliente ao formulário de fale conosco da loja.
1- Produto em destaque: marcando qualquer produto como destaque, o catálogo irá filtrar somente produtos que estiverem marcados para destaque.
1- Produto em lançamento: marcando qualquer produto como lançamento, o catálogo irá filtrar somente produtos que estiverem marcados para lançamento.
1- Produto em super oferta: marcando qualquer produto como super oferta, o catálogo irá filtrar somente produtos que estiverem marcados para super oferta.
1- Produto exclusivo: marcando qualquer produto como exclusivo, o catálogo irá filtrar somente produtos que estiverem marcados para exclusivo.
1- Grupo de exibição: esta opção fará com com que o produto seja visível apenas para clientes que estiverem relacionados ao grupo definido (deixe em branco para visualização em todos os grupos).
1- Agora vamos para a aba Descrição.
1- Primeiro você irá preencher o campo Breve Resumo. É importante preencher este campo, pois estas informações serão utilizadas em algumas áreas do sistema.
1- Abaixo, você deve inserir a Descrição completa do produto. A descrição pode ser feita em HTML, Lista ou Abas.
1- Logo em seguida, também temos a opção de fazer uma Descrição completa em texto simples.
Atenção: esta descrição também será utilizada para o seu produto nos marketplaces.
1- Na aba Imagens/Vídeos você irá determinar as imagens do produto.
Para inserir a imagem, basta soltar o arquivo da imagem no campo indicado ou clicar para enviar o arquivo.
O mesmo poderá ser feito com o vídeo. Lembre-se que você deverá inserir ao menos uma imagem para ser utilizada como imagem principal para cadastrar um novo produto.
É recomendado que as dimensões das imagens estejam proporcionalmente 3 vezes maiores para que a qualidade seja mantida. Caso o arquivo fique muito pesado, é possível utilizar um compressor de imagens online.
Para comprimir imagens em PNG, clique aqui!
Para comprimir imagens em JPEG, clique aqui!
1- Na aba Entrega/Pagamento, primeiro você irá preencher as informações de Peso e Dimensões dos produtos.
Essas informações serão utilizadas no cálculo do frete do produto, portanto, é importante que os campos sejam preenchidos.
1- Peso: este valor deve ser separado por vírgula. Para definir valores em gramas, utilize o formato: 0,300 por exemplo.
1- Dimensões: o preenchimento destes campos é de sua total responsabilidade, valores informados de forma inválida podem afetar o cálculo de frete deste produto.
1- Tempo de manuseio: o número de dias definido neste campo será somado ao prazo de entrega da modalidade de envio consultada.
Se o pedido tiver vários produtos, será exibido o maior prazo calculado.
1- Texto para disponibilidade: aqui você irá inserir um texto sobre a disponibilidade do produto, por exemplo, se você fabrica quadros por demanda, irá informar que leva de 15 a 20 dias para que o quadro fique pronto antes de ser enviado.
1- Entrega imediata: marque sim para definir que o produto pode ser enviado imediatamente.
1- Frete grátis: marque sim para oferecer frete grátis neste produto.
Essa opção habilita o frete grátis para o produto independente das regras de região do módulo de frete grátis.
1- Formas de envio NÃO ACEITAS: basta assinalar a caixa de seleção para definir quais módulos de entrega não serão aceitos na compra desse produto e logo, não serão exibidos no cálculo do frete do produto.
1- Formas de Pagamento NÃO ACEITAS: as opções de pagamento marcadas aqui não serão exibidas na compra do produto.
1-Na seção Relacionados, é possível mostrar ao consumidor outros produtos relacionados ao item que ele está visualizando, incentivando-o a adquirir um produto que inicialmente não estava em seus planos.
Por exemplo, ao comprar um par de tênis, podem ser apresentadas opções de meias e outros acessórios relacionados.
Você tem a opção de deixar o sistema procurar e manter os produtos relacionados automaticamente ou desmarcar essa opção e realizar o relacionamento manualmente.
1- Para escolher os produtos que serão relacionados clique em Adicionar Produtos.
2- Selecione os produtos desejados e clique em Definir produto(s) selecionado(s).
1- Também é possível relacionar categorias!
Além dos produtos que podem ser selecionados acima, você pode mesclar com produtos baseado em uma ou mais categorias.
Você pode escolher várias categorias, assinalando a caixa de seleção ou clicando sobre o nome delas os produtos dessas categorias serão exibidos de forma randômica neste produto.
1- Nesta aba você define as configurações do estoque do produto.
Nela você terá a opção dos seguintes métodos de estoque:
Não monitorar estoque deste produto.
Monitorar estoque deste produto.
Monitorar estoque pelos atributos do produto.
2- Também é possível configurar outras opções:
Quantidade em estoque: insira a quantidade de produtos que você tem em estoque.
1- Quantidade mínima de compra: define a quantidade mínima que o cliente deve comprar este produto.
1- Quantidade máxima de compra: define a quantidade máxima que o cliente pode comprar este produto.
1- Quantidade crítica de estoque: aqui é possível definir uma quantidade crítica para o estoque.
Quando o estoque chegar ao valor definido neste campo, uma notificação será enviada para você. Utilize “0” para desabilitar a opção.
1- Na aba Atributos existem duas opções.
Não terá nenhuma variação - marque essa opção caso o produto não tenha nenhuma variação.
Utilizará um grupo de atributos já criado - caso esse seja o caso.
Basta selecionar o grupo desejado clicando no local indicado.
1- Marcando a opção Grupo de atributos é possível selecionar o grupo de produtos que você deseja.
Clique aqui e acesse nosso tutorial sobre como criar um Grupo de atributos.
1- Em Permitir compra por, essa opção permite a escolha da forma como os atributos/variações do produto podem ser comprados.
2- Opções Individuais: permite escolher 1 ou mais itens para compra individualmente, será possível selecionar as opções desejadas em cada grupo de atributos e adicionar ao carrinho individualmente;
2.2- Grupo de Opções: permite escolher 1 opção em cada grupo para compra individualmente, ou seja, cada opção selecionada no grupo será adicionado ao carrinho separadamente;
2.3- Combinação múltipla: opção utilizada atualmente, permite a seleção da combinação de múltiplos atributos para então adicionar ao carrinho;
2.4- Combinação simples (padrão): opção tradicional utilizado atualmente, permite a seleção da combinação de atributos para então adicionar ao carrinho.
Agora vamos para a aba Campos adicionais.
Campos adicionais/configurações permitem que você especifique um ou mais campos que podem ser preenchidos quando o cliente está adicionando este produto em seu carrinho de compras.
1- Campo #1
Texto Curto;
Texto Grande;
Caixa de seleção;
Data.
2- No campo Nome insira o nome e marque a caixa de seleção Requerido caso a opção de escolha seja obrigatória para o cliente.
3- Em Operação você pode definir o campo (+) Somar para adicionar ou (-) Subtrair para subtrair um valor do produto.
4- Em Valor operação escolha o valor que será somado ou subtraído conforme sua configuração de operação.
5- Também é possível criar mais opções de campos adicionais clicando no botão + , além disso também é possível excluir estas opções clicando no símbolo de - .
1- Logo após temos a aba Outros detalhes, nesta página você irá encontrar configurações adicionais do produto.
1- Ativando essa opção Permitir embalagem para presente é possível que o cliente escolha que o produto seja embalado para presente.
2- Também há opção de Cartão de presente e Acrescentar + R$ ao valor do pedido.
1- No campo Envio de arquivo, você poderá ativar esta opção caso o envio de arquivo seja necessário quando o cliente efetuar a compra deste produto.
Atenção: caso o campo Envio de arquivo não esteja disponível em seu painel, clique aqui e acesse o nosso tutorial para saber como ativar esta opção em sua loja virtual de forma rápida e fácil!
2- Em Características / Especificações, coloque informações adicionais do produto que poderão ser registradas para pesquisa ou melhores esclarecimentos do mesmo (Ex. segmento, autor, etc..).
As informações serão exibidas na página de informação do mesmo e também utilizadas nas pesquisas/filtros de produtos em sua loja.
3- Nesta página é possível escolher as opções de Grupo, Valor, Definir status de exibição e Imprimir.
1- Em Otimização para buscadores (SEO), você deve preencher corretamente os seguintes campos:
Título da página (title);
Palavras Meta;
Descrição Meta;
URL do produto.
É de extrema importância que seja preenchido para ajudar buscadores a indexar o produto.
1- No campo Template de exibição é possível escolher qual será o template de exibição aplicado.
2- Ao finalizar todas as configurações, basta clicar no botão Inserir.
3- Quando você clicar em Inserir, uma caixa de diálogo irá se abrir perguntando se deseja criar outro produto a partir das informações deste e você poderá continuar cadastrando seus produtos de forma otimizada.
Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco via chat online!